Artigo
4
minutos de leitura
Espiritualidade
|
22/8/2025

4 sinais da pureza de intenção

Equipe do Padre Leonardo Wagner

Nesta belíssima festa do Puríssimo Coração de Maria, faz o Pe. João Batista Lehmann a seguinte reflexão:

Esconde [Maria Santíssima] a todos, até mesmo ao seu esposo José, a graça de ter sido feita Mãe de Deus, ainda quando parece necessário desvendar-lhe o grande mistério. Não aparece quando seu Filho é recebido [como Rei] com todas as honras pelo povo de Jerusalém; mas no Calvário está presente, para mostrar ao mundo inteiro que é Mãe daquele condenado, que morre uma morte infame e cheia de ignomínia.

Que tocante exemplo nos dá a Santíssima Virgem!

Nos momentos de glória, silencia, se esconde, desaparece, ou remete toda a glória a Deus (como ao responder Santa Isabel com o Magnificat: "a minha alma engrandece o Senhor"). Porém, está de pé ao lado de Seu Filho quando é Ele tido e visto por todos como o pior dos malfeitores, morrendo de forma vergonhosa na Cruz.

Nosso Senhor ensinou na Montanha:

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5, 8).

É também Nossa Senhora quem nos dá o perfeito exemplo de cumprimento desta bem-aventurança. Ser puro de coração vai muito além de não pecar contra a castidade, mas abrange todas as nossas intenções: é o que os autores espirituais chamam de pureza de intenção.

O que é a pureza de intenção?

Pureza de intenção significa fazer tudo com a intenção de agradar somente a Deus, não a si mesmo.

Essa pureza de intenção é que faz meritórias todas as nossas ações, e a falta dela vicia toda obra, ainda que seja a mais grandiosa de todas.

Tendo uma intenção pura, as mais pequenas ações são grandes e agradáveis a Deus: comer, repousar, divertir-se. Se são feitas por amor de Deus, são oração (que é a elevação da mente a Deus). Se este ponto não for compreendido, não se pode rezar sempre, como ordenou o Senhor que fizéssemos. Porém, São Paulo adverte que ainda que se entregue o corpo às chamas ou se dê todos os bens aos pobres, se não for por amor de Deus, nenhum valor tem aos Seus olhos.

Maria Santíssima possui um Coração Puríssimo. Ela, que agora contempla Deus na visão beatífica, já aqui na terra via a Deus, desde quando o Cristo nasceu em Belém.

"Quem me vê a mim vê também o Pai.” (Jo 14, 9). A Virgem Puríssima é a única que, com o Pai Celeste, pode dizer de Jesus Cristo: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei.” (Sl 2, 7). Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus...

Jesus Cristo disse: “Se o teu olho for simples, todo o teu corpo será luminoso. Mas, se o teu olho for mau, todo o teu corpo estará em trevas.” (Mt 6, 22). Nosso Redentor contrasta o olho mau não com um olho bom, mas com um olho simples. Um olho simples é um olho que não é duplo, dobrado, desviado, mas focado no único necessário.

Marta se agitava com muitas coisas na cozinha e não as fazia com pureza de intenção, porque se perturbou com a aparente inércia de sua irmã.

Como saber se temos pureza de intenção?

Santo Afonso descreve quatro sinais da pureza de intenção:


1. Aceitar os fracassos sem perturbação

Deus não exige o sucesso da obra, mas que a ela seja feita com a intenção de agradá-Lo. Se Ele não permite que a obra seja completada ou dê certo, o objetivo foi alcançado mesmo assim.

2. Alegrar-se com o bem feito pelos outros

Regozijar-se sinceramente pelos frutos que Deus realiza nos irmãos, sem inveja. Se a intenção é pura porque apenas deseja que a vontade de Deus se cumpra, não há motivo para se entristecer se a completude da obra foi alcançado por outra pessoa.


3. Não desejar mais um resultado que outro

Estar contente com o que a Providência dispõe. Às vezes se tem o desejo de morar neste ou naquele lugar; conseguir este ou aquele emprego. Porém, se aceitamos todas as mudanças como vindas das mãos de Deus, estaremos em paz.


4. Não buscar aprovação ou gratidão

Permanecer em paz mesmo quando não reconhecem nossas boas obras. Quando se busca a aprovação do mundo, há razão para a tristeza quando não se é aplaudido. Contudo, se o olho é puro e a finalidade é unicamente agradar a Deus, ela foi alcançada pela pureza de intenção ao realizar a obra.

Resolução

Se nossos olhos não são puros, volvamo-los para o Puríssimo Coração de Maria. Façamos n’Ele a nossa morada. Peçamos com insistência Seu amor maternal inflamado, e ele nos será dado (cf. Mt 7, 7). Rezemos com São Bernardo:

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Referências:

Pe. João Batista Lehmann. Na luz perpétua. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1953.

Santo Afonso Maria de Ligório. Meditações para todos os dias do Ano. Tomo II. Friburgo: Herder & Cia, 1921.

Mais artigos

Inscreva-se para receber formações por e-mail

Fazer meu cadastro
Padre Leonardo Wagner © 2024. Todos os direitos reservados.